Same Putumi - Exposição Nhandepa
Nhandepa é a combinação de Nhanderu (uma divindade guarani, grupo indígena do sul do Brasil) com Epa Kuxipa (uma divindade Huni Kuin, grupo Amazônico). Representa a importância de diferentes grupos indígenas se reconhecerem e trabalharem juntos.
De 14 de fevereiro a 10 de março de 2019, a exposição Nhandepa foi exibida no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS SP). Os curadores foram Milton Guran e Monica Maia e os artistas Danilo Arenas (que apresentou suas fotos de sua imersão com os Huni Kuins em 2016) e Same Putumi, Vanessa Rosa e Verônica Natividade (que criaram uma instalação imersiva juntas). Abaixo, apresentamos imagens da instalação imersiva.
Usamos o livro "O círculo e a praça" de Paulus Gerdes como referência, pois é um catálogo de padrões de tecelagem dos 5 continentes. Same Putumi escolheu 5 padrões presentes no livro, identificados como sendo do Sudeste Asiático e de outros grupos indígenas americanos. Vanessa criou pinturas fundindo os padrões escolhidos com fotografias tiradas por Same, e então produziu efeitos de luz animados sobre as pinturas usando projeção mapeada. Verônica e Vanessa desenharam a caixinha de infinito, onde folhas medicinais trazidas por Same eram exibidas.
Video
Installation_MIS from Vanessa Rosa on Vimeo.
Muro de entrada da exposição
Caixinha de Infinito
Pinturas sem projeção
︎