Experiências de Etnocomputação



Um projeto de Vanessa Rosa e Wenqi Li
Apresentado no evento do Pioneer Works, 8 de abril de 2018
aberto para visitação até 22 de abril de 2018


"Ethnocomputing Experiments" é um trabalho sobre a mistura de dois sistemas representacionais extremamente diferentes, embora ambos sejam altamente matemáticos em sua abordagem à linha.

Um conjunto de padrões tradicionais angolanos, conhecidos como Sona, do povo Chokwe, são recriados com a linguagem de codificação chamada Processing. Essa recriação segue o algoritmo de herança embutido nos padrões originais, que costumavam ser feitos como desenhos de dedo na areia - uma pessoa contava uma história e desenhava simultaneamente.

Escolhemos um padrão específico a ser projetado sobre uma pintura inspirada em um tratado do início do século XVII sobre Linear Perspective do artista holandês Vredeman de Vries. É um padrão que conta a história de um frango selvagem fugindo de um caçador. A linha representa o caminho feito pelo frango enquanto tenta enganar o caçador e exauri-lo, conseguindo finalmente retornar à sua casa escondida, localizada precisamente onde a corrida começou.

A principal inspiração para este projeto é o trabalho acadêmico desenvolvido pelo autor holandês / moçambicano Paulus Gerdes, que era uma figura proeminente no campo da Etnomatemática. Outra grande influência é o trabalho de Ron Eglash sobre algoritmos de etnocomputação e herança.


Etnomatemática
Ethno (cultura / grupo de pessoas) + Mathema (explicando a realidade) + Tics (techno)Na educação matemática, etnomatemática é o estudo da relação entre matemática e cultura. O termo “etnomatemática” foi introduzido pelo educador e matemático brasileiro Ubiratan D'Ambrosio durante os anos 70.


Etnocomputação 
Etnocomputação é o estudo das interações entre computação e cultura. Ele é realizado por meio de análise teórica, investigação empírica e implementação de design. Ele inclui pesquisas sobre o impacto da computação na sociedade, assim como o contrário: como as origens e os ambientes culturais, históricos, pessoais e sociais causam e afetam a inovação, o desenvolvimento, a difusão, a manutenção e a apropriação de artefatos ou ideias computacionais. Do ponto de vista da etnocomputação, nenhuma tecnologia computacional é culturalmente “neutra”, e nenhuma prática cultural é um vazio computacional. Em vez de considerar a cultura um obstáculo para a engenharia de software, a cultura deve ser vista como um recurso para inovação e design.


Perspectiva Linear
Ilusão de profundidade na superfície bidimensional, baseada em um sistema linear de alinhamento espacial. Desenvolvido na Itália do século XV, é um conceito-chave na arquitetura e pintura ocidental. Mesmo a câmera analógica do século XIX ainda se baseava nos mesmos princípios de visão e representação que moldavam a perspectiva linear.




Ethnocomputing Experiments from Vanessa Rosa on Vimeo.


Instalação durante o dia 




Instalação durante a noite





Hans Vredeman de Vries
(1527 - 1606)
Gravuras do  “O Livro da Perspectiva”, 1604-05





Padrão Choke (Angola), conhecidos como Sona.
Este conta a história de uma galinha selvagem fugindo de um caçador



Algoritmo da galinha em fuga



Making off



8 Abril, Pioneer Works, evento 'Second Sunday'


Detalhes


Os artistas - Vanessa Rosa & Wenqi Li



︎